Indicação: “Camaleões”

 

 

Uma excelente sugestão para uma noite envolvente é conferir o mais recente suspense estrelado por Benício Del Toro, “Camaleões”, que narra a intrigante investigação de um detetive diante de um misterioso assassinato.

Com a participação de Justin Timberlake e Alicia Silverstone no elenco, “Camaleões” apresenta um roteiro assinado pelo próprio Del Toro em colaboração com Benjamin Brewer e Grant Singer, este último também responsável pela direção do filme.

O filme de estreia do diretor Grant Singer recebeu uma recepção mista, obtendo uma aprovação crítica inicial de apenas 41% no Rotten Tomatoes, contrastando com impressionantes 83% de aprovação do público em geral. No IMDb, a obra alcançou uma avaliação de 6,9 em 10, considerada razoável pela maioria dos usuários.

O elenco estelar inclui, além de Del Toro e Timberlake, Alicia Silverstone no papel de Judy Nichols, Eric Bogosian de “Succession”, Ato Essandoh de “A Diplomata”, Domenick Lombardozzi de “Tulsa King” e Frances Fisher de “Watchmen”.

Tom Nichols (interpretado por Benício Del Toro) assume o papel de detetive encarregado de desvendar o brutal assassinato de Summer Elswick (interpretada por Matilda Lutz), uma jovem corretora de imóveis. Conforme ele se vê envolvido em uma teia de mentiras, todos ao seu redor tornam-se suspeitos, levando Nichols a questionar até mesmo aspectos de sua própria vida pessoal.

A narrativa do filme guia o espectador pelas mesmas dúvidas do detetive, apresentando um possível culpado para, em seguida, inocentá-lo. Essa construção narrativa pode causar certa confusão na sequência dos eventos, deixando alguns elementos mal explicados no desfecho.

A trama se inicia com Will Grady (interpretado por Justin Timberlake) descobrindo o corpo de sua namorada, Summer (interpretada por Matilda Lutz), na casa que estavam vendendo. À medida que Nichols (Benício Del Toro) e seu parceiro Cleary (Ato Essandoh) iniciam a investigação, várias pessoas entram na lista de suspeitos, incluindo o próprio Will, Eli (Michael Carmen Pitt), um perseguidor da família Grady, e Sam (Karl Glusman), ex-marido de Summer.

Entretanto, como Nichols e sua esposa Judy (Alicia Silverstone) logo descobrem, a resposta é mais complexa do que um simples criminoso. O terceiro ato de “Camaleões” revela que Summer foi morta para impedir a exposição de um esquema de corrupção e tráfico de drogas. Os envolvidos incluem não apenas a família Grady, mas também todos os níveis do departamento de polícia em que Nichols trabalhava.

O filme desvenda que Nichols mudou-se para a cidade atual devido a outro esquema de corrupção em sua antiga delegacia, embora não estivesse diretamente envolvido e optasse por não denunciá-los.

A trilha sonora foi composta por Yair Elazar Glotman que trabalhou em “False Positive” (2021) e “Last and First Men” (2020).

E s músicas que aparecem no filme são: “Angel Of The Morning”, com Evie Sands, “This Can’t Be True”, com Eddie Holman, “Joe’s Been A-Gettin There”, com Marijohn Wilkin and Grady Martin, “Outta Country” com Adam Hood, “The Oogum Boogum Song” com Brenton Wood, “Cups Up” com Stocks McGuire, “Belong To Heaven”, com Cass McCombs, “Baby” com Brandy Norwood, “Forensic Files Theme” com Linda Khan and Mary Palanker, “What’s The Difference” com Eminem, “Driver’s Seat”, com Sniff ‘n the Tears, “You Can Do Magic” com America, “Eternal Flame”, com The Bangles e “Knockin’ On Heaven’s Door” com Bob Dylan.