Porto Alegre: Operação especial de limpeza retira 915 toneladas de resíduos em uma semana

 

 

Apenas nesta quarta-feira, 4, foram retiradas cerca de 166 toneladas de resíduos no sétimo dia da operação especial de limpeza organizada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), após as chuvas que atingiram a cidade. Ao todo, somando o trabalho iniciado na quinta-feira, 28, as equipes de garis já removeram 915 toneladas de materiais dos locais com possibilidade de acesso.

O serviço ocorre no trecho 3 da Orla do Guaíba, Orla Iberê Camargo, Orla do Anfiteatro Pôr do Sol, avenida Guaíba, dos bairros Ipanema e Guarujá, e no calçadão da praia do Lami. Cerca de 120 garis das seções Centro, Sul e Extremo-Sul do DMLU executam os serviços de raspação do lodo, varrição de resíduos e remoção de materiais acumulados. A ação conta com o auxílio de 13 caminhões e três retroescavadeiras. Os materiais são encaminhados para o aterro sanitário em Minas do Leão, distante cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre.

De acordo com o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, a mobilização irá continuar pelos próximos dias em outras áreas afetadas pelos alagamentos. “Identificamos e mapeamos os pontos que nossas equipes já conseguem acessar, então aumentamos o efetivo nesses locais para agilizar a limpeza da cidade. Além disso, as equipes do DMLU também seguem trabalhando junto aos demais órgãos para ajudar a minimizar problemas e prestar todo o apoio necessário à população”, ressalta.

“Estamos unindo esforços em todas as áreas há muitos dias e, agora, quando a gente espera que as águas recuem, vamos continuar trabalhando para diminuir os impactos na cidade e para as pessoas, especialmente as que mais precisam”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).