SENADORES NOS EUA
O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Nelsinho Trad (PSD-MS), destacou que a missão dos oito senadores brasileiros em Washington, nos Estados Unidos, entre os dias 29 e 31 de julho, será a de impedir o tarifaço de 50% sobre os produtos nacionais a partir do dia primeiro de agosto. Ao citar que a comissão externa é suprapartidária, ele esclareceu que o objetivo é sensibilizar os colegas norte-americanos sobre as consequências para a economia do Brasil com a cobrança extra.
Além da comissão de oito senadores, na última segunda-feira (21), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o Brasil negocia com os EUA por “canais institucionais e de forma reservada”, sem especificar quais eram esses pontos de diálogo.
“Estamos fazendo tentativas de contato reiteradas, mas há uma concentração de informações na Casa Branca. Alckmin está tendo contato com secretários. No nosso caso da Fazenda, temos contato com a equipe técnica do Tesouro americano, mas não com o secretário”, disse Fernando Haddad aos jornalistas na entrada do ministério da Fazenda.
Até o momento, não estava claro qual era o canal de comunicação nem a que nível da hierarquia norte-americana o Brasil tem acesso durante negociações. Como a questão é mais política do que econômica, um real resultado para a crise seria Lula sentar com Trump e acertar os conflitos.Mas o momento é favorável para tal encontro?
Comentários