LULA PARTE PARA A BRIGA
O presidente Lula resolveu partir para a briga porque ganhou bons resultados nas pesquisas a sua nova postura tem sangue nos olhos e faca entre os dentes. Não bastasse seu desafio contra Donald Trump – em tom de deboche, é verdade – oferecendo-lhe jabuticaba depois da taxação de 50% para os produtos brasileiros, Lula deu duas estocadas no Congresso.
A primeira foi a sua vitória com a majoração do IOF no STF e a segunda vetando o aumento do número de deputados. A briga com o Congresso indica que Lula já venceu. Ganhou o reajuste no IOF e ao vetar o aumento de cadeiras na Câmara conquistou a simpatia até mesmo do eleitorado de direita (eu disse eleitorado e não lideranças) porque mais assentos na Casa presidida por Hugo Motta é, simplesmente, uma indecência com o dinheiro dos pagadores de impostos.
Já com Trump o caso é mais grave e faltou quem soubesse dialogar para evitar o tsunami que se anuncia na economia exportadora do Brasil. Trump tem Lula atravessado na garganta desde que sua eleição foi definida pelo presidente brasileiro como “nazista com outra cara.”
Agora, durante a Cúpula do Brics, Lula voltou a atacar Trump, ao dizer que “é muito equivocado e muito irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais”. Se Lula de vez em quando não controla a língua, Trump tem o pavio curto e retalha na hora.
Resultado?
A taxação de 50% nos produtos brasileiros. O Brasil e os Estados Unidos jamais tiveram suas relações diplomáticas tão tensas como nos dias atuais e não será fácil reverter a situação atual.
Comentários