O projeto Gente Grande Também Brinca nas Praças terá duas atividades em julho: dia 20 será com a participação do Grupo Tia e dia 27 com o Música nas Alturas

Gente Grande Também Brinca nas Praças está promovendo muitos encontros em 2025, cada um apresentando um segmento das artes, com dança, teatro, música, literatura e circo, sempre dentro do viés da cultura popular. As próximas edições serão com dois grupos convidados: o Grupo Tia, com seu teatro de mamulengo, dia 20 de julho em Gravataí; e o projeto Música nas Alturas, dia 27, em Alvorada, que vem inovar a cena musical misturando pop com forró, elementos contemporâneos com elementos ancestrais, além da música com o circo. Este projeto está sendo financiado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), edital 29/2024 – PNAB RS Culturas Populares / Pró-Cultura Governo do Estado do RS/ MINC/ Governo Federal.
As Gineteadas do valente Toninho Corre Mundo na estância de Cidão Dornelles, do Grupo Tia, de Canoas, é um espetáculo de teatro de bonecos (mamulengo), criados de forma artesanal. Com identidade forte do Rio Grande do Sul, os bonecos do TIA fortalecem a identidade do boneco popular do Brasil. Com 20 anos de estrada, o grupo e valoriza e inova na linguagem com a fusão da cultura nordestina com a cultura gaúcha. Na história são relatadas as aventuras e peripécias do aventureiro gaudério Toninho Corre Mundo, que certo dia inventou de se espraiar para o sul do Sul e se aprumar num emprego de ginete domador de cavalo xucro, lá na Estância do poderoso Cidão Dornelles. Mas os fatos despencam para outras aventuras, nessa bela saga tem assombração, Cobra Grande, Diabo, muito suspense, humor e claro tudo regado com muito amor e chimarrão, pois este, na mala de um gaúcho, não pode faltar. A apresentação será dia 20, a partir das 15h, no Parcão de Gravataí.
Em Música nas Alturas, um grupo de jovens se encontra para tocar hits do momento em ritmo de forró, além de clássicos da nossa MPB. O repertório é variado que vai desde “A Banda” de Chico Buarque e “Anunciação” de Alceu Valença, à “Trevo” de Ana Vitória e “Peça Felicidade” de Melin, tanto em cima das pernas de pau como no chão, em brincadeiras e muita animação. Tudo vai acontecer no espaço público, aberto e democrático, dia 27, no Parcão de Alvorada, a partir das 15h.
Idealizado por Amanda Senna, em parceria com a produtora cultural Cristiane Cubas, o projeto vem realizando vivências culturais em cidades da região metropolitana. Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas e Porto Alegre são as próximas cidades que receberão este lindo projeto. Além do Grupo TIA e do Música nas Alturas, o público irá assistir o Ìborí Agbê, na música; Paralelo 30, na dança; e a Cia Luzeirim na literatura (poesia, brincadeiras e contação de histórias). Até 12 de outubro, diversas apresentações ocuparão as praças, bairros e ruas das cidades, em apresentações inclusivas e com entrada franca. A abordagem valoriza a coletividade e o respeito pelas diferentes expressões culturais, fomentando a troca entre diversas culturas e gerações. Além disso, o projeto deixará como legado seis vídeos sobre as linguagens de cultura popular, circo, música, dança, poesia e teatro de bonecos com acessibilidade em LIBRAS e legendas em português.
Amanda Senna, idealizadora e curadora do projeto, é premiada brincante, cordelista, bonequeira, ilustradora, escritora e multiartista. Pernambucana radicada há mais dez anos no RS, vem realizando um trabalho continuado de promover o ato de brincar e as práticas da cultura popular nordestina no sul do Brasil, através de encontros mensais em espaços públicos, escolas, centros culturais, regiões periféricas, aldeias e quilombos. Inspirado por pesquisas e experiências na cultura popular e na cultura da infância, o projeto busca reencantar a vida por meio da arte, ajudando adultos a resgatar a conexão com seus corpos e sua expressividade através do brincar. Em parceria com o grupo Toque de Comadre, o projeto oferece encontros que incluem danças, cantos e brincadeiras tradicionais, como Cacuriá, Coco, Ciranda, Forró e Cavalo Marinho, valorizando o patrimônio cultural imaterial e incentivando a participação de crianças, jovens e adultos.
GENTE GRANDE TAMBÉM BRINCA convida:
 
GRUPO TIA – teatro de mamulengo
Dia 20 de julho, a partir das 15h
Parcão de Gravataí – Av. José Loureiro da Silva – Centro, Gravataí/RS
Participação do Toque de Comadre
 
MÚSICA NAS ALTURAS – circo
27 de julho a partir das 15h
15h – Gente Grande Também Brinca e Toque de Comadre
16h30 –   Arraial Junino com o grupo pernalta Música nas Alturas
Parcão de Alvorada (Parcão da Parada 48) – Av. Pres. Getúlio Vargas, 2239 – Bela Vista, Alvorada
Entrada franca
 
Ficha técnica:
Coordenação geral de projeto, artista e produção executiva: Amanda Senna
Coordenação de produção, mídias sociais e gerenciamento: Cristiane Cubas
Design: Aline Gonçalves
Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten
Registros (foto e vídeo) e edição de vídeo: Lawrin Ritter (Beija-flor Produtora Cultural)
Acessibilidade: Mimi Aragon (OVNI Acessibilidade)
Grupos artísticos convidados: Cia Luzeirim, Iborí Agbê, Grupo de Brincantes Paralelo 30, Grupo Pernalta Música nas Alturas, Grupo TIA, Mestre Renato Beabá, Toque de Comadre
Realização: Gente Grande Também Brinca nas Praças
Financiamento: Pró Cultura-Governo do Estado do Rio Grande do Sul/ Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)/ Ministério da Cultura /Governo Federal do Brasil
Redes do projeto:
Instagram: @gentegrandetambembrinca / @amandacsenna