Calor extremo fecha topo da Torre Eiffel e aquece o Mediterrâneo como nunca antes/RFI
A forte onda de calor que atinge a Europa, principalmente o sul do continente, é destaque em toda a imprensa francesa nesta terça-feira (1°), quando são esperados picos de temperaturas. Dados meteorológicos indicam que junho de 2025 já é o mês de junho mais quente de todos os tempos em vários países. Paris e a região metropolitana estão em alerta vermelho pela primeira vez em cinco anos. Este é o quarto e último nível de vigilância emitido pelo serviço nacional de meteorologia da França, a Météo-France. De acordo com o Ministério da Saúde, ele é acionado no caso de uma onda de calor extremo e duradouro.
Em Paris, foram introduzidas restrições ao tráfego de veículos e adotado o “passe antipoluição”, que custa € 4 por dia, para estimular o uso do transporte público na região parisiense.
Mais de 1.300 escolas foram fechadas em todo o país devido ao calor intenso.
Até mesmo a Torre Eiffel terá restrições de acesso, com o topo da estrutura de ferro de 330 metros permanecendo fechado ao público até quarta-feira (2), “para garantir o conforto e a segurança de nossos visitantes e de nossas equipes”, informou em um comunicado retransmitido por emissoras de TV e jornais impressos.
Leia mais em RFI
Comentários