Jornalista e escritor José Barrionuevo recebe título de cidadão viamonense na Câmara

A Câmara Municipal de Viamão – CMV, por iniciativa do presidente André Gutierres – Progressistas, entregou título de cidadão viamonense ao jornalista e escritor José Barrionuevo na sessão plenária desta quinta-feira (7), no plenário Tapir Rocha. A entrega do título aconteceu mediante o decreto legislativo nº 06/2023.

JOSÉ BARRIONUEVO – Conforme exposto no decreto legislativo nº 06/2023, o jornalista e escritor José Barrionuevo, 76 anos, nasceu no dia 7 de março de 1947 em Gaurama. Com um ano de idade passou a residir em Erechim. Já em Porto Alegre, na segunda metade da década de 1960, cursou a Faculdade dos Meios de Comunicação Social na PUC, tendo se especializado mais tarde em marketing Político nos EUA, onde recebeu o Título de Cidadão Honorário da Cidade de Austin, Capital do Texas. Barrionuevo atuou por quatro décadas de forma ininterrupta nos principais jornais, emissoras de rádio e de televisão do Estado.

Começou como estagiário na Folha da Tarde, no início da década de 1970, passando pelo Correio do Povo, onde foi editor, colunista e diretor de redação; Rádio Guaíba e TV Guaíba nos tempos áureos da Caldas Júnior; e, por 10 anos, na Rede Brasil Sul de Comunicação – na Página 10 de Zero Hora, Rádio Gaúcha e RBS TV, onde encerrou sua atividade na linha de frente do jornalismo político. Acompanhou os governos como atento observador dos fatos, tendo sido também diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa. Hoje comanda um escritório de Gestão de Imagem, tendo publicado vários livros, com destaque para o Pacto pelo Rio Grande, uma contribuição importante para descobrir saídas para a crise financeira do Estado.