Casos de dengue somam 3.646 em Porto Alegre neste ano 

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicam 3.646 casos confirmados de dengue em Porto Alegre até esta sexta-feira, 21. Do total, 3.487 foram contraídos na cidade, a maioria na Zona Leste. As notificações de suspeitas de pessoas residentes na cidade somam 5.556. A porcentagem de casos confirmados em relação às notificações está em 65,6%. Os dados são parciais e estão sujeitos a revisão pela Vigilância Epidemiológica da SMS.

O mesmo balanço indica 1.189 suspeitas descartadas, 629 casos com classificação final inconclusiva e 90 suspeitas seguem em investigação. Quatro óbitos foram confirmados em decorrência de dengue em Porto Alegre em 2023 até o momento, mesmo número registrado em todo ano de 2022.

Os dados estão publicados no Boletim Informativo semanal da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS referente à Semana Epidemiológica 28, de 9 a 15 de julho. É considerada na análise a data de início dos sintomas dos pacientes notificados.  As informações constam no banco do Sistema de informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Desde o início do ano, de acordo com dados do boletim, foram notificadas 6.044 suspeitas de dengue à vigilância epidemiológica da SMS, sendo 5.556 de pessoas residentes da Capital. Esse dado também pode ser revisado, pois o Sinan segue em constante atualização pela vigilância epidemiológica da DVS.  Em relação ao mosquito Aedes aegypti, o boletim indica infestação moderada na maior parte dos 46 bairros monitorados com armadilhas.