Ministros indicados por Bolsonaro ao STF participam de articulação a favor de Zanin, escolhido por Lula, por Luísa Marzullo/O Globo

Indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques têm ajudado a pavimentar, nos bastidores, o caminho do advogado pessoal de Lula, Cristiano Zanin, rumo à Corte. Evangélico, Mendonça vem atuando para convencer deputados e senadores do segmento cristão a dar uma chance ao nome escolhido pelo atual presidente, enquanto Nunes Marques busca reduzir a resistência a Zanin junto à bancada bolsonarista.

O aceno da dupla a Zanin ocorre desde o dia em que Lula o indicou. Ao ser questionado por jornalistas, na ocasião, sobre como via uma possível nomeação do advogado, Nunes Marques caracterizou a escolha do presidente como “ótima”.

Na semana passada, o ministro ajudou a organizar um jantar entre Zanin e os senadores do PL Carlos Portinho (RJ) e Jorge Seif (SC). O encontro ocorreu na residência do advogado Djaci Falcão Neto, filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão. Integrante da Comissão de Segurança e Justiça (CCJ), Portinho afirmou ao GLOBO que votará a favor da indicação na sabatina, marcada para o dia 21.

Leia mais em O Globo