Ciclistas no trânsito: o que diz a legislação
O que diz a legislação no que se refere a convivência entre os ciclistas e os demais usuários do trânsito?
Quando se trata de dividir as ruas com os ciclistas, a regra fundamental para motoristas e motociclistas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, é ter de respeitar a distância lateral de 1,5 m ao ultrapassar ciclistas, além de dar a preferência e facilitar a passagem em cruzamentos e conversões.
No entanto, o que acontece, na prática, é que os números de mortes de ciclistas no trânsito continuam sendo alarmantes.
Ainda de acordo com o CTB, a bicicleta é um veículo de propulsão humana e, por este motivo, o ciclista, quando está pedalando, também deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção, da mesma forma que os condutores de automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas.
O CTB estabelece, ainda, que os ciclistas devem, obrigatoriamente, utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Nas localidades em que ainda não houver esses espaços delimitados, devem usar o bordo da pista, no mesmo sentido dos demais veículos, e nunca pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres, pois é proibido por lei.
Orientações para maior segurança no trânsito
Deve se utilizar obrigatoriamente, quando houver ciclovias, ciclofaixas ou acostamento;
Permite-se a circulação de ciclistas na calçada apenas se houver sinalização específica que autorize, ou ainda desmontados (empurrando a bicicleta);
Cuidados especiais sob condições adversas, como chuva, aclives, declives, tipos de pavimentos, cruzamentos, buracos, pontos cegos de visão, etc;
Quando estiver em grupo, ande sempre em fila única;
Use sempre capacete e óculos, para proteção da cabeça e olhos;
Nunca pegue carona na traseira de ônibus e caminhões.
Então, ciclistas e motoristas, como agir?
Para os motoristas, observar sempre os ciclistas desde uma boa distância, reparando se o mesmo sinaliza suas intenções no trânsito, se o mesmo se desloca seguramente, e é claro, respeitar a distância de 1,5m ao ultrapassá-lo.
Para os ciclistas, vale lembrar que pedalar no trânsito exige uma conduta diferente de um passeio de lazer, em trilhas etc. As regras de circulação devem ser respeitadas para a segurança de todos, inclusive do próprio ciclista.
Comentários