Governo Lula planeja mais R$ 1 bi em emendas em meio à votação do arcabouço, por Thiago Resende e Catia Seabra/Folha de São Paulo
O Palácio do Planalto planeja liberar mais um lote de emendas parlamentares, que pode chegar a R$ 1 bilhão, em meio às discussões sobre o projeto do novo arcabouço fiscal no Congresso Nacional. A urgência na tramitação da proposta foi aprovada nesta quarta (17).
O pacote reúne emendas individuais –aquelas a que todos os deputados e senadores têm direito– previstas no Orçamento deste ano. O dinheiro, para obras e projetos apadrinhados por parlamentares, deve ser autorizado nas próximas duas semanas.
O governo tem sido cobrado a destravar a verba para emendas diante de percalços políticos no Congresso, como a ampla votação na Câmara para derrubar de decretos que alteram regras no Marco do Saneamento.
A estratégia do governo é priorizar aliados políticos e congressistas que devem respaldar projetos de interesse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), inclusive a proposta do novo marco fiscal.
Leia mais na Folha de São Paulo
Comentários