‘As pessoas estão cansadas das mentiras das empresas de tecnologia’, diz presidente do Signal, por Lucas Agrela/O Estado de São Paulo

 

 

Para Meredith Whittaker, presidente do Signal, aplicativo de mensagens focado em privacidade, a forma como as empresas de tecnologia coletam dados pessoais para vender anúncios ainda não é bem entendida pela população. “As pessoas estão cansadas das mentiras e meias-verdades das empresas de tecnologia” diz ela ao Estadão. Mas não é só isso que desagrada ela.

Em meio ao debate sobre o PL das Fake News, a executiva, que veio ao País para participar do Web Summit Rio, evento que acontece de 1 a 4 de maio, diz ser veementemente contra iniciativas de governo que promovem algum tipo de vigilância nas conversas privadas da população. Para ela, a privacidade é um direito humano fundamental que precisa ser respeitado.

Outro alvo atual de Meredith é a inteligência artificial. Para ela, a tecnologia e a privacidade são opostos, uma vez que uma IA, como o ChatGPT, requer grandes volumes de dados para ser treinada antes de funcionar. O assunto começa a chamar a atenção de reguladores europeus e deve ganhar força nos próximos meses.

Leia mais em O Estado de São Paulo