Ucraniana Antonov desmente governo de SP sobre investimento no Brasil, por Rodrigo Viga Gaier e Patricia Vilas Boas/Isto É Dinheiro

 

 

A fabricante ucraniana de aviões Antonov desmentiu a informação de mais cedo do governo do Estado de São Paulo nesta quarta-feira sobre possíveis investimentos no Brasil.

A Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo havia divulgado comunicado afirmando que representantes da Antonov Company decidiram suspender as negociações “diante das últimas declarações do governo federal”.

Durante visita a Abu Dhabi, há 10 dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo ucraniano é um dos responsáveis pela guerra com a Rússia e criticou Estados Unidos e a Europa por apoiarem com armas a Ucrânia, repetindo comentários anteriores.

Diante da repercussão negativa, Lula fez novas declarações procurando reforçar a condenação da invasão russa. Em seu primeiro discurso durante a visita à Espanha, na quinta-feira, o presidente disse que “não se pode aceitar que um país invada a integridade territorial de outro”.

Leia mais em Isto É Dinheiro