Com peso ‘derretendo’, Argentina vira paraíso para turistas de países vizinhos, incluindo brasileiros, por Janaína Figueiredo/O Globo
A forte desvalorização do peso argentino em relação ao dólar – nesta semana, a cotação da divisa americana chegou a quase 500 pesos – provocou uma verdadeira invasão de turistas brasileiros, uruguaios, paraguaios, chilenos, colombianos, bolivianos e venezuelanos à Argentina.
Enquanto os turistas estrangeiros fazem a festa em hotéis, restaurantes e comércios de Buenos Aires, os argentinos tentam se desfazer dos pesos o mais rapidamente possível, pelo temor, cada vez mais forte, de uma escalada de preços que possa arrastar o país para uma nova hiperinflação — a última foi em 1989.
O peso barato frente ao real e na comparação com as principais divisas dos países vizinhos tem feito a festa dos turistas em áreas turísticas como Bariloche, El Calafate e Ushuaia. E também em regiões da fronteira, onde brasileiros, uruguaios, paraguaios, chilenos e bolivianos atravessam diariamente para abastecer seus carros e fazer compras.
Leia mais em O Globo
Comentários