Harry Belafonte: “Banana Boat Song (Day-O)”, por Ivan Almeida

Harry Belafonte, nasceu em 1º de março de 1927 e, estava com 96 anos de idade.

Cantor, compositor, ator e ativista americano, conhecido por sua voz marcante e por canções como “Banana Boat Song (Day-O)” e “Jamaica Farewell”.

Ele foi um dos primeiros artistas negros a alcançar sucesso mainstream nos EUA e usou sua fama para promover a igualdade racial e o ativismo político. Ele foi um defensor ativo dos direitos civis, marchando com Martin Luther King Jr. e ajudando a financiar a luta pelos direitos civis.

Além disso, ele foi um dos fundadores do “USA for Africa”, um grupo que arrecadou fundos para ajudar a combater a fome na África. Belafonte também apoiou outras causas sociais, incluindo os direitos dos trabalhadores, a luta contra o apartheid na África do Sul e a proteção do meio ambiente.

Sua música “Banana Boat Song” é um dos seus maiores sucessos. A canção, também conhecida como “Day-O”, foi lançada em 1956 e foi inspirada nas tradições musicais do Caribe.

“Banana Boat Song” é uma canção animada e rítmica, que apresenta a contagem regressiva do trabalho nos navios de banana. A música foi um grande sucesso comercial e ajudou a popularizar a música caribenha nos Estados Unidos e em todo o mundo. Harry Belafonte tornou-se um dos principais expoentes da música folclórica caribenha, trazendo sua cultura para um público mais amplo.

Ivan Almeida, PHD em Música Universal