DIA MUNDIAL BUSCA CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOENÇA DE PARKINSON

 

 

Nesta terça-feira, 11, o mundo inteiro abre espaço para a conscientização sobre a doença de Parkinson. O problema, que afeta aproximadamente 1% da população mundial a partir dos 65 anos, é a segunda patologia degenerativa, crônica e progressiva do sistema nervoso central mais frequente no planeta, atrás apenas do Alzheimer. As informações são da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, que estima a existência de 200 mil pessoas nesta condição no Brasil.

A doença causa limitações importantes na capacidade de mobilidade das pessoas que têm a patologia, ao passo que diversas técnicas estão constantemente sendo buscadas para melhorar a qualidade de vida desta população. Com este intuito, programas de pesquisa das universidades são um caminho para análise e para abrir perspectivas de novos tratamentos que tragam efeitos positivos. A fisioterapeuta Tatiana Pettenuzzo, que é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
(UFCSPA), faz parte deste grupo de profissionais.

Ela está realizando um ensaio clínico com o uso de uma luva robótica (interface cérebromáquina) no tratamento de pessoas com doença de Parkinson. O trabalho faz parte da pesquisa de mestrado da profissional e tem o objetivo de acompanhar os efeitos desse tipo de intervenção na recuperação dos membros superiores dos participantes. O estudo está sendo orientado pela doutora Fernanda Cechetti e recebe voluntários interessados em participar o tratamento de forma gratuita. Serão realizadas 10 sessões de intervenção, num total de duas semanas.

O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFCSPA e estão garantidos o sigilo e o anonimato de todos os participantes incluídos no estudo. Aqueles
que estiverem fazendo uso contínuo de medicamentos, não precisam interromper o tratamento. Informações podem ser obtidas diretamente com a mestranda, fisioterapeuta Tatiana Pettenuzzo, pelo e-mail tatipett@outlook.com, ou por whatsapp, pelo número 51 99964-6963.

Serviço:
O que: Pesquisa com uso de interface cérebro-máquina em pessoas com doença de Parkinson
Quem pode participar: Pessoas diagnosticadas com doença Parkinson
Quanto: Participação voluntária e gratuita
Informações: tatipett@outlook.com e 51 99964-6963