Filho de brasileiros eleito deputado nos EUA admite ter mentido sobre seu currículo; RFI

 

 

Ao longo das eleições, o candidato republicano ostentava uma biografia de sucesso: filho de imigrantes com diploma na área de finanças, passagens por grandes bancos de investimento e fundador de uma ONG de cuidado de animais abandonados. Mas uma investigação do jornal The New York Times da semana passada revelou que parte dessa biografia era falsa.

Em seu primeiro pronunciamento à imprensa desde o escândalo, o deputado eleito reconheceu na segunda-feira (26) ter mentido em seu currículo. Santos, de 34 anos, não se formou pela Baruch College, e na realidade sequer tem diploma de ensino superior.

O deputado eleito também dizia ter trabalhado em Wall Street até se tornar um investidor de sucesso, com passagens pela Goldman Sachs e pelo CitiGroup. Mas, como mostrou a reportagem, nenhuma dessas empresas tinha registros dele em sua lista de funcionários. George Santos alega ter prestado serviços para essas empresas através de sua própria consultoria, a Link Bridge. A confusão, segundo disse ao New York Post, teria sido culpa de uma “má escolha das palavras”.

Dizendo não pretender inventar desculpas, o deputado eleito argumentou que “muita gente exagera em seu currículo ou modifica algumas coisas” e sublinhou estar “envergonhado e sentia muito” por ter “embelezado” sua biografia.

Leia mais em RFI