UM PRESENTE GAÚCHO
Na semana que passou, último dia útil do ano, recebi do amigo Antônio Sartori um mimo muito especial.
Um espumante que nunca tinha experimentado, o Victoria Geisse Extra Brut Vintage, da Vinícola Cave Geisse, do município de Pinto Bandeira, situada entre os vales dos rios Burati e das Antas, na Serra Gaúcha.
Sartori nos deu, estava com um pequeno grupo de amigos, uma aula.
Começando com a história da CAVE GEISSE.
O chileno Mario Geisse, enólogo e engenheiro agrônomo, chegou ao Brasil em 1976, com o objetivo de estudar o solo e o clima da Serra Gaúcha, em busca do melhor terroir para a produção de espumantes finos, encontrou Pinto Bandeira. Três anos depois, fundou a Cave Geisse, hoje a vinícola que produz os espumantes mais respeitados do país. Mario Geisse se divide entre vinícolas que ainda mantém no Chile e na Argentina, mas seus filhos Daniel e Rodrigo Geisse ajudam o pai a comandar a respeitada vinícola de Pinto Bandeira.
De todo o espaço da vinícola, pouco mais de 36 hectares são destinados à produção. Isso corresponde a menos da metade de toda a propriedade da família.
Mas, por que somente este espaço é plantado? Porque nestes hectares encontra-se o melhor solo, com as características essenciais para cultivar uvas Pinot Noir e Chardonnay de excelente terroir.
Hoje, 100% dos vinhedos Geisse em Pinto Bandeira são tratados de maneira ecoeficiente, sem utilização de agrotóxicos.
O manejo é feito através da aplicação do sistema TPC (Thermal Pest Control), permitindo estar em total harmonia com o meio ambiente e obtendo matéria prima de melhor qualidade.
Uma boa dica para presente ou para conhecer este bom produto gaúcho.
Comentários