AS ESCOLAS DO DEPUTADO ZUCCO

O projeto de implantação de escolas cívico-militares do deputado estadual Luciano Zucco (PSL) será, provavelmente, a melhor solução educacional já sugerida desde os Cieps no governo de Alceu Collares, os quais fracassaram por uma razão apenas: aquelas escolas tinham a pedagogia correta para uma educação de tempo integral. Como estavam estruturadas para dar certo, as forças reacionárias do nosso estado se mobilizaram para torná-las inviáveis.

Mas isso é passado e o presente nas escolas gaúchas é a herança trágica do sistema Cieps não ter sido adotado à época, nos anos 1990. Hoje, temos o projeto das escolas cívico-militares do deputado Luciano Zucco que de tão bom já foi adotado pelo MEC. Ninguém quer dar ordem unida para os futuros alunos, mas apenas dar-lhes noções de civilidade e de comportamento escolar no âmbito das escolas públicas, duas considerações básicas para alunos e professores interagirem com respeito e disciplina.

O começo não será fácil, mas em pouco tempo – talvez dois ou três anos de prática – essas escolas serão disputadas pelos pais que sonham em ter seus filhos preparados para a universidade e para a vida. As escolas cívico-militares deverão abolir o desrespeito de alunos que estão à beira da marginalidade e que por falta de autoridade dos professores (alguns ameaçados de morte) as salas de aula se transformaram em palco das piores exibições de jovens e adolescentes.

Será um retorno a um período em que professores não eram tratados por “profi”, “tia” e/ou “tio”, mas pelo respeitoso “senhor” e/ou “senhora” e quando entravam na sala de aula, os alunos só sentavam depois de uma permissão do mestre. Que o deputado Luciano Zucco tenha muito êxito no seu projeto que pode mudar as futuras gerações brasileiras.