INUTILIDADES DIPLOMÁTICAS

O presidente Jair Bolsonaro tinha prometido em sua campanha eleitoral que iria fechar diversas embaixadas inúteis que o Brasil ainda mantém em países que não tem qualquer importância para os interesses de nosso país no contexto internacional.

O Itamaraty já está encerrando as atividades das embaixadas brasileiras em Granada, Dominica, Antigua e Barbuda, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas. As próximas serão Libéria e Serra Leoa.

Os dois governos de Lula abriram 67 novas embaixadas, num sistema de aparelhamento diplomático nunca visto antes “neste país”. Lula ficou muito parecido com João Havelange quando presidiu a Fifa e incluiu na entidade países que sequer tinham acento na ONU, mas que lhe garantiam suas reeleições.

É bem provável que as novas embaixadas do Brasil nesses países inexpressivos fossem uma tentativa de ganhar seus votos na ONU para um apoio ao ingresso de nosso país no Conselho Permanente de Segurança, atualmente com apenas cinco membros (EUA, Rússia, China, Reino Unido e França).