ENTREVISTA GENERAL MIOTTO

Na semana passada recebemos a visita do General do Exército Brasileiro, Geraldo Antônio Miotto, Comandante Militar do Sul.

Gaúcho de São Marcos, ingressou no Exército em 28 de fevereiro de 1972, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas – SP. Em 1975, seguiu para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) onde, em 14 de dezembro de 1978, foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Cavalaria, sendo o primeiro colocado de sua turma. Por isso, recebeu a Medalha Marechal Hermes de bronze com uma coroa. Em seguida, foi classificado no 3º Esquadrão do 1º Regimento de Cavalaria Motorizado, em Passo Fundo (RS).

Frequentou e concluiu o Curso Básico Paraquedista, o Curso de Operações na Selva, categoria “A”, o Curso de Oficial de Comunicações, o Estágio de Operações de Inteligência na Escola Nacional de Informações e o Curso de Inteligência no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Agência Brasileira de Inteligência.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da arma de Cavalaria e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, ambas no Rio de Janeiro.

Como tenente-coronel, comandou o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado em Passo Fundo.

Realizou, na Argentina, o Curso de Comando e Estado-Maior na Escuela Superior de Guerra, sendo após a conclusão deste em dezembro de 1997, designado para exercer a função de Oficial de Ligação junto ao Comando dos Institutos Militares, do Exército Argentino, em Buenos Aires.

Em agosto de 2000, foi exonerado do cargo em Buenos Aires e nomeado Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR).Em 21 de dezembro de 2001, foi promovido ao posto de Coronel de Cavalaria.

Em 2003, estando exonerado do comando da CPOR, foi designado para frequentar o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.

Foi nomeado oficial de Gabinete do Comandante do Exército em 1 de julho de 2004, juntamente com seu colega (também Coronel de Cavalaria) Edson Leal Pujol.

Inicialmente, em 2008 foi promovido ao posto de General-de-Brigada Combatente, sendo designado Comandante da 8.ª Brigada de Infantaria Motorizada, até que em 19 de março de 2010 foi exonerado para exercer o cargo de Assistente Militar do Comando da Escola Superior de Guerra.

Em 2010 foi nomeado para exercer o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, ficando exonerado do cargo de Assistente Militar do Comando da Escola Superior de Guerra.

Já em 2012 foi promovido ao cargo de General-de-Divisão Combatente.

Em 23 de novembro de 2012 foi nomeado Comandante da 3ª Divisão de Exército, ficando exonerado do cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste.

Dois anos depois, em 24 de novembro de 2014, foi nomeado para exercer o cargo de Diretor de Ensino da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, ficando exonerado do cargo de Comandante da 3ª Divisão de Exército.

Em 14 de abril de 2015 foi nomeado para o cargo de Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, ficando exonerado do cargo de Diretor de Ensino da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa.

Em 16 de outubro de 2015 foi nomeado para exercer o cargo de Vice-Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, ficando exonerado do cargo de Secretário-Executivo do GSI.

Chegou ao ápice de sua carreira quando foi promovido ao posto de General de exército em 31 de março de 2016. Também nessa data foi nomeado para exercer o cargo de Comandante Militar da Amazônia, ficando exonerado do cargo de Vice-Chefe do Departamento-Geral do Pessoal. Nesse período, recebeu o título de Cidadão do Amazonas, concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas.[19] Esteve à frente da segurança de Manaus durante os Jogos Olímpicos do mesmo ano.

Em 21 de março 2018 foi nomeado para exercer o cargo de Comandante Militar do Sul, ficando exonerado do cargo de Comandante Militar da Amazônia e substituindo o antigo comandante Gen Ex Edson Leal Pujol. Ocupa tal cargo atualmente.