TRIBUNAL DOS EUA CONDENA AGENTE CHINÊS POR ESPIONAGEM ECONÔMICA; SWISS INFO
Um agente da inteligência chinesa foi condenado nesta sexta-feira (5) por um tribunal federal dos Estados Unidos por espionagem econômica em um suposto esforço apoiado por Pequim para roubar tecnologia de empresas aeroespaciais americana e francesa, informou o Departamento de Justiça.
Xu Yanjun, funcionário do escritório de inteligência exterior do ministério da Segurança do Estado da província de Jiangsu, foi declarado culpado pelo tribunal de Cincinnati por duas acusações de conspiração e tentativa de cometer espionagem econômica e três acusações relacionadas ao roubo de segredos comerciais.
As acusações de espionagem econômica acarretam no máximo 15 anos de prisão cada e uma multa de até US $ 5 milhões, enquanto as outras acusações podem levar até 10 anos de prisão cada.
Xu foi um dos 11 cidadãos chineses, incluindo dois oficiais de inteligência, apontados em acusações de outubro de 2018 de envolvimento em um plano de cinco anos para roubar tecnologia da GE Aviation, com sede em Cincinnati, uma das maiores fabricantes mundiais de motores de aeronaves, e do grupo francês Safran, que estava trabalhando com a GE no desenvolvimento de motores.
Leia mais em Rádio Suiça Internacional
Comentários