‘Mato Grosso conseguiu unir produção agrícola e preservação ambiental’, por Artur Piva/Revista Oeste
Aquele seria só mais um belo rosto entre muitos outros na final do concurso de Miss Universo Brasil não tivesse sido um detalhe. Ao lhe perguntarem sobre questões ambientais, Bárbara Reis, de 26 anos, representante de Mato Grosso, aproveitou a oportunidade para elogiar a produção agrícola e a preservação do meio ambiente no Estado.
“Que oportunidade incrível de falar sobre o meu Estado”, disse. “Vejo muita gente falando sobre Mato Grosso de forma distorcida. Temos belezas exuberantes, somos ricos em diversos aspectos. Somos os
maiores produtores de soja, milho, algodão e de bovinos. Além disso, somos exemplo de preservação. Temos 60% de toda nossa área preservada. Mato Grosso é isso: um exemplo de empregabilidade e respeito à natureza.”
Ela terminou o concurso em segundo lugar. Na internet, contudo, ganhou o título de Miss Agro. Natural de Novo Repartimento, no Pará, Bárbara deixou para trás a terra Natal e os abusos sexuais que sofreu do pai e ainda criança seguiu com a mãe para Mato Grosso. Assim como muitos desbravadores que ajudaram a desenvolver o Estado, ela encontrou ali o caminho para uma vida feliz. Em Sinop, onde mora até hoje, criou um projeto social para ensinar como se combate o abuso sexual dentro de casa.
Leia mais em Revista Oeste
Comentários