Ferrovia Norte-Sul é entregue após quase 4 décadas, por Marcelo Toledo/Folha de São Paulo

 

 

Mais emblemático projeto ferroviário do país nas últimas décadas, a ferrovia Norte-Sul terá seus trechos central e sul entregues nesta sexta-feira (16), colocando em funcionamento uma rota operada pela Rumo de 1.537 quilômetros de trilhos entre Estrela D’Oeste (SP) e Porto Nacional (TO), que passa por quatro das cinco regiões do país.

A Norte-Sul é uma ferrovia cuja história se arrasta desde a década de 1980 e que, agora, finalmente, foi concluída. Em 13 de maio de 1987, a Folha publicou reportagem de Janio de Freitas que mostrou que a concorrência para a construção da ferrovia tinha sido uma farsa. De forma cifrada, o resultado das empresas vencedoras tinha sido publicado cinco dias antes.

Desde então, governos se sucederam sem conseguir concluir a construção da ferrovia, que até 2017 já tinha consumido R$ 33 bilhões em valores corrigidos –dos quais ao menos um terço, segundo órgãos de fiscalização, tinha sido superfaturado–, até que em 2019 a Rumo foi vitoriosa num leilão com um lance de R$ 2,7 bilhões (R$ 3,5 bilhões, corrigidos pelo IPCA), considerado agressivo e que superou os R$ 2,1 bilhões (R$ 2,72 bilhões hoje) ofertados pela VLI –só houve dois participantes na disputa. A concessão é válida por 30 anos.

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