LIVRO: POR QUE ACREDITO EM LOBISOMEM

 

 

Na Livraria Avenida do amigo Marco Verri, com certeza podemos encontrar este livro do advogado de Cachoeira do Sul, Serafim Machado e lançado em primeira edição no ano de 1976.

Um pequeno trecho do mesmo:

“Um dia, por exemplo, Fernando Chagas, promotor de justiça aposentado e advogado, contou-me que, pouco antes, viajava de trem com Homero Martins Batista, um dos juízes que haviam confirmado a interdição de Auristela no Tribunal, quando o assunto veio à tona da palestra. Homero, dentro daquela discrição que lhe era peculiar, não teve dúvida em reiterar sua posição: – Tomei parte no julgamento e lembro-me bem do caso. Não creio que o nosso Tribunal vá modificar o que foi decidido por quatro vezes.”

É uma história verídica de uma senhora fora interditada no interior do Rio Grande do Sul, pois foi declarada incapaz para qualquer ato da vida civil, no final dos anos 30, quando mais de setenta anos.

Mas a história muda, tem voltas e contravoltas e …

Em 1941, a partir de dois atestados médicos clínicos, a interditada foi considerada em condições mentais “ad hoc”, isto é, excepcionalmente fora desinterditada para dispor de seus bens em testamento, continuando incapaz, todavia, para os demais atos. E a mesma, em testamento, legou seus bens para os dois filhos de seu curador.

E mais não escrevo. Procure nas boas livrarias. Leitura muito interessante e que condiz com os dias atuais e algumas decisões da Justiça.