UM JOGO HISTÓRICO

 

 

Na Espanha estava previsto que o Cruzeiro enfrentaria o Deportivo Espanhol, clube da região da Catalunha, no dia 8 de novembro, porém chegando no país, a delegação foi recebida com uma péssima notícia: não haveria jogos em Barcelona (JORNAL CORREIO DO POVO, 06/11/1953, p. 10). O jogo marcado com o Deportivo Espanhol tinha sido cancelado, o que causou indignação da delegação, que estimava gastos de aproximadamente 120.000 cruzeiros. O principal alvo de críticas foi o empresário José Gama, acusado de ter espírito aventureiro, e, pelo que constava nas informações, já havia cometido a mesma falha com o time do Náutico quando realizou semelhante excursão.

Diante do imprevisto, a direção do Cruzeiro resolveu assumir as rédeas da situação e revelou que o próximo compromisso seria o jogo contra o Real Madrid, grande time europeu, no dia 8 de novembro de 1953 (JORNAL CORREIO DO POVO, 07/11/1953, p. 11). As manchetes do jornal Correio do Povo anunciavam: “Drapejará hoje num estádio europeu, pela primeira vez a bandeira de um clube de futebol do RS, a estrelada do Esporte Clube Cruzeiro” (JORNAL CORREIO DO POVO, 8/11/1953, p. 21). O time do Real Madrid estava desfalcado para o jogo, pois alguns atletas estavam na seleção espanhola. Mesmo assim, contava com grandes astros do futebol europeu, entre eles, Di Stéfano e Olsen.

Cruzeiro x Real Madrid

O Cruzeiro treinou no estádio Chamartin às vésperas do jogo. No dia 10 de novembro de 1953, o jornal Correio do Povo saudava o Cruzeiro pelo empate conquistado diante do Real Madrid por 0 a 0 (JORNAL CORREIO DO POVO, 10/11/1953, p. 15). O Real Madrid teve um desempenho tecnicamente melhor no jogo, o que já era esperado, pela qualidade de seus jogadores. Mais cansado, por ocasião da viagem, o Cruzeiro encontrou dificuldades com o gramado local, o qual os jogadores do Real Madrid já estavam mais acostumados. Porém, o Cruzeiro se defendeu muito bem e obteve o empate, que foi muito comemorado pela boa atuação do sistema defensivo, destacando-se a atuação do goleiro La Paz do Cruzeiro, e ao final das contas por se tratar de uma equipe do porte do Real Madrid. O estádio contava com metade do público total, devido ao jogo da seleção espanhola, que dividiu a atenção do público.

Reportagem sobre o jogo histórico do Ec.Cruzeiro x Real Madrid no Santiago Bernabéu em 1953.