ARTISTA EXPÕE O DESRESPEITO DE SELFIES TIRADAS POR TURISTAS NO MEMORIAL DO HOLOCAUSTO

Monumentos em tributo e memória a grandes acontecimentos trágicos são locais para emoção, reflexão, homenagens e, acima de tudo, respeito. E talvez nenhum assunto seja mais impactante, grave e contundente nesse aspecto do que o Holocausto.

A memória da morte de 6 milhões de judeus na segunda guerra mundial levou a Alemanha a construir um belo e denso memorial do Holocausto. Não há, por lá, um manual de conduta – conta-se com o bom senso das pessoas para que a gravidade e a cerimônia ao redor do local sejam respeitadas. Nem sempre, porém, o bom senso está disponível, e certos banais hábitos parecem hoje não respeitar de tais cerimônias.

Foi para expor essa estranha incapacidade de se adequar às óbvias diferenças de contexto (ou para expor a falta de respeito, ou pior: a falta de conhecimento sobre o que foi o Holocausto) que o escritor israelita de origem alemã Shahak Shapira resolveu criar o site Yolocaust, a fim de expor o curioso absurdo de certos comportamentos de turistas no memorial do holocausto, em Berlim.

Leia mais em https://www.hypeness.com.br/