A CAMISETA DO BOLSONARO

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) apareceu nas mídias sociais com uma camiseta bem-humorada, na tonalidade preta, com quatro letras, L G B T, e com as respectivas estampas ilustrando o significado daquelas iniciais, em inglês: L de liberty, G de guns, B de Bolsonaro e T de Trump. As quatro letras estão à disposição de quem delas quiser fazer uso em cartazes, muros e em camisetas.

Ninguém é dono do alfabeto latino e o seu uso é tão livre que até mesmo uma baixa pornografia é utilizada e impressa em peças do vestuário que são comercializadas em camelódromos, butiques e pela internet. No entanto, bastou o deputado Eduardo Bolsonaro exibi-la para despertar um mimimi não apenas na militância LGBT, mas de parte de uma imprensa que se indignou com a brincadeira, como se a sigla que gerou a polêmica fosse propriedade intelectual devidamente registrada no INPI.

As letras utilizadas pelo deputado Bolsonaro sequer tem um significado que poderia ser tomado como ofensivo, elas são, simplesmente, as iniciais de palavras e de pessoas que fazem parte do nosso cotidiano – liberdade, armas, Bolsonaro e Trump. Desde quando as quatro palavras da camiseta do filho do presidente podem instigar violência contra a militância LGBT? É muita falta de assunto e muito vitimismo inócuo.