RECEITA DE GALETO COM TEMPERO ESPECIAL

Recebi do amigo Rovani a RECEITA DE GALETO COM TEMPERO ESPECIAL, do Reinaldo Moz, falecido em 2006 e dono do , hoje fechado, Restaurante LA VINDIMA, em Caxias do Sul. Vamos a ela:

“INGREDIENTES:

– 4 galetos de 400 g, mais ou menos;

– 1 a 2 dentes de alho;

– sálvia verde ou seca a gosto;

– pimenta preta, facultativa;

– vinho branco seco;

– sal;

– óleo de milho.

MODO DE PREPARAR

– Dividir cada gaelto em dois pedaços ao logo do espinhaço e peito;

– Limpar bem cada pedaço, extraindo as gorduras excessivas, as pontas das asas e a parte superior do uropígio, ou sambiqueira, figado e baço, as peles e penas e lavar bem em água corrente.

– Fazer uma pasta fina com os dentes de alho, a sálvia (se for verde, 6 folhas, e se for seca 8 folhas0, o sal (1 colher de sopa para cada kg de carne), e 2 a 3 pitadas de pimenta preta moída na hora, se for do gosto dos comensais.

– Misturar bem essa pasta num copo de vinho branco seco.

– Temperar bem cada pedaço de galeto nesse molho e deixar em uma vinha-d’alhos da noite para o dia seguinte, mexendo de vem em quando para o tempero cobrir bem todos os pedaços.

– No dia seguinte, uma hora antes de espetar e assar os galetos, untar os galetos com 4 colheres de sopa de óleo de milho.

– Espetar cada pedaço de galeto de forma uniforme, ficando a parte da pele só de um lado e a parte do interior do outro lado.

– Na churrasqueira, colocar os espetos altos no braseiro, e assar, primeiro, do lado de dentro e de forma a ficar bem cozido e de forma uniforme, e só depois virar os espetos para o lado da pele.

– Cuidar para ficar bem corado, sem queimar.

– Depois uma boa massa com queijo parmesão ralado e polenta brustolada. Não esquecer o acompanhamento de um bom vinho tinto seco, da Serra ou da Fronteira, e radicci bem temperado com toucinho com pele.

Buono apetito! Salute!”