AINDA A LAGOA DO PEIXE

“O Sindicato Rural de Mostardas, entidade sindical de 1º Grau, fundada há mais de cinquenta anos e comprometida na defesa dos que produzem alimentos, geram empregos e protagonizam o desenvolvimento  da região – vem a público  registrar o inconformismo diante do escarcéu instaurado pelo anúncio da nomeação da engenheira agrônoma e produtora rural MAIRA SANTOS DE SOUZA para chefiar o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em  ato assinado pelo Ministro do Meio Ambiente.

A indicada reúne sobradas e qualificadas condições para exercer função de tamanha responsabilidade. E é merecedora de nosso apoio, sem favores.

Não identificamos razões para tanta polêmica. Temos que plantar idéias, conviver com a inovação  e conhecimento,  e não disseminar “ódios” que não levam a lugar nenhum.

Em arremate e em homenagem, para reflexão – de relembrar o que disse e escreveu José A. Lutzenberger (Prêmio Nobel Alternativo):  “ …Do ponto de vista Ecológico, o fazendeiro do Pampa já é e pode tornar-se ainda mais preservador de paisagens, de ecossistemas e de diversidade biológica e cultural.  O fazendeiro gaúcho é uma cultura que se desenvolveu e cresceu com a paisagem, não contra ela!”

Preservar o Parque é tarefa de todos nós!

Mostardas (RS), 17 de julho de 2019.

Domingos Antonio Velho Lopes, presidente.”