MDB QUER O LUGAR DE MARCHEZAN

A disputa pela prefeitura de Porto Alegre está em pleno andamento ainda que tais movimentações partidárias estejam no espaço que os comentaristas políticos definem como “bastidores”. Pois é de lá que chegam as informações sobre a formação de alianças para a eleição de outubro do próximo ano.

Para 2020, um espaço torna-se importante para as últimas articulações: entre 4 de março e 4 de abril abre-se o prazo para a troca de partidos entre os membros do Poder Legislativo, ou seja, para a disputa dos cargos proporcionais, e aí revela-se o descontentamento de quem foi preterido em seus projetos eleitorais.

O MDB que se chamava PMDB elegeu seu último prefeito em 2009, José Fogaça, que ficou pouco tempo no cargo (01/01/2009 a 30/03/2010). Nessa data, Fogaça renunciou para disputar o Palácio Piratini em outubro do mesmo ano.

Para 2020, o MDB tem, no mínimo, quatro pré-candidatos: Comandante Nádia, Walter Nagelstein, Cezar Schirmer e o favorito do eleitorado emedebista, o deputado estadual Sebastião Melo.

O MDB sonha com uma chapa puro-sangue e o vereador André Carús já pediu ao Diretório Metropolitano um prazo até abril de 2020 para a inscrição dos pretendentes à prefeitura. Aí começam os atritos.

O vereador Walter Nagelstein acha que chegou a sua hora, mesmo sabendo da força de Sebastião Melo, não considerando como favoritos a vereadora Comandante Nádia e Cezar Schirmer. Nagelstein espeta Melo: “O Sebastião está assumindo seu mandato como deputado estadual. Então, o que se espera é que ele cumpra o mandato para o qual obteve votação”. Podem apostar que nesta observação resume-se a disputa dentro do MDB, tendo Nádia e Schirmer apenas como figurantes.

O vereador Walter Nagelstein está tão motivado para concorrer à sucessão de Marchezan Jr. que caso sinta alguma oposição dentro do partido não hesitará em sair do MDB durante a janela de março/abril no próximo ano. E não lhe faltará legenda para a eleição.

Sebastião Melo, no entanto, está de sangue doce. Naquela data, o MDB poderá definir o seu favoritismo para a eleição de outubro.