ALGUMAS PONTES LONGES DEMAIS

A relação do título desta coluna com filme “Uma Ponte Longe Demais” é mera coincidência.

No clássico cinematográfico (A Bridge To Far, no original) é narrada uma operação que resultou num erro estratégico dos aliados quando tentaram conquistar uma das pontes sobre o Reno, em Arnhein, Holanda.

Era a Operação Market Garden desenrolada entre os dias 17 e 25 de setembro de 1944 visando apressar a invasão da Alemanha, fato que só se consolidou em março de 1945. Corta para os dias de hoje e constatamos que também temos as nossas pontes bem distantes dos interesses argentinos e brasileiros, sonhadas e imaginadas sobre o Rio Uruguai, em território gaúcho, nas fronteiras das províncias de Corrientes e Missiones.

Foi pelo Decreto 4.990/2004 que se estabeleceu o acordo para viabilização e construção de três pontes internacionais: Itaqui/Alvear, Porto Xavier/San Javier e Porto Mauá/Alba Posse.

Agora, prezado leitor, projete na sua imaginação os mapas do Brasil e da Argentina e veja como essas pontes estão distante das metrópoles dos dois países. Pelo lado argentino, elas estão no nordeste do país, região pouco desenvolvida e provavelmente fora das prioridades do governo Macri.

Pelo lado brasileiro, nossas pontes estão no Sul e também perfeitamente descartáveis das primeiras intenções do governo Bolsonaro. Diante dessa realidade cruel para nós gaúchos, dificilmente ambos os governos federais terão recursos para construir pontes sobre o Rio Uruguai.

E como uma das comissões criadas em favor das pontes conhece a real situação financeira do Brasil e da Argentina é que a Associação Ponte Internacional Itaqui-Alvear, através de seu presidente, o advogado Edegard Mondadori Filho apresentou ao ministro da Casa Civil Onix Lorenzoni uma sugestão, ou uma solução, que poderá viabilizar a obra. Simples e objetiva, a ideia é a de entregar para a iniciativa privada a construção da ponte, mediante concessão dos governos.

Quem quiser correr o risco será recompensado pela cobrança de pedágio. Nada pode ser mais cristalino e mais transparente. E haverá uma certeza: as pontes serão construídas dentro do prazo e sem aditamentos nos valores.