O SOCIALISMO NAZISTA

George Reisman, professor emérito de Economia na Universidade de Pepperdine (Malibu, Califórnia), num artigo em que comenta o nazismo socialista de Hitler, diz que o socialismo “de fato”começou na Alemanha Nazista com a introdução do controle de preços e salários em 1936. Tais controles foram impostos como resposta ao aumento na quantidade de dinheiro na economia praticada pelo regime nazista desde a época da sua chegada ao poder, no início de 1933.

O controle de preços e salários foi imposto em resposta ao aumento de preços resultante desta inflação. O efeito causado pela combinação entre inflação e controle de preços foi a escassez, ou seja, a situação na qual a quantidade de bens que as pessoas tentam comprar excede a quantidade disponível para a venda.

O governo nazista não apenas impôs o controle de preços e salários, mas ampliou sua administração para o que era produzido, qual a quantidade e como se dava a sua distribuição. A combinação do controle de preços e salários com as medidas ampliadas constituíram a socialização real do poder econômico alemão. Era o governo exercendo todos os poderes substantivos da propriedade.

Ludwig von Mises entendia que essas medidas intervencionistas de Hitler na economia eram o modelo alemão ou nazista de socialismo, em contraste ao mais óbvio socialismo dos soviéticos, ao qual ele chama de modelo russo ou bolchevique de socialismo.

Hitler não precisou matar para expropriar a propriedade dos alemães (à exceção dos judeus). O nazismo implantou o socialismo discretamente, por meio do controle de preços, salários e da produção nacional, dando um aspecto aparente de manutenção da propriedade privada. Com as empresas sob total controle estatal, sequer havia a necessidade de os empresários defender o que achavam que lhes pertencia – diz George Reisman.