QUEM É GUSTAVO BEBIANNO, O MINISTRO EM CONFRONTO COM OS BOLSONARO

Por Bruno Abbud, Revista ÉPOCA:

“Há seis meses, o secretário-geral da Presidência, Gustavo Bebianno, de 54 anos, sustentava-se oferecendo apoio jurídico a senhorinhas que batiam o carro em Copacabana e às intrincadas questões dos imóveis reclamados pela Arquidiocese na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Aos honorários de advogado somavam-se os quinhões que conquistava do conforto do lar a partir de operações de compra e venda de ações na bolsa de valores, por meio da internet.

Formado em Direito pela PUC-Rio e de família abastada — Bebianno é neto do ex-presidente do Botafogo, Adhemar Bebianno —, o atual ministro ingressou na carreira jurídica por meio de um estágio no escritório do renomado Sérgio Bermudes, onde conheceu a então trainee Marianna Fux, filha do atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e hoje desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio. De lá, Bebianno migrou para o cargo de diretor jurídico do Jornal do Brasil, onde estreitou relações com o empresário Paulo Marinho.

Já seu contato com o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro aconteceu por intermédio do engenheiro Carlos Favoretto, amigo do ex-publicitário Gutemberg Fonseca, atualmente secretário de governo de Wilson Witzel (PSC), governador do Rio. Ainda durante a campanha, Bebianno, na condição de fã, apareceu em um estúdio na Barra da Tijuca onde Bolsonaro era fotografado. Dia após dia, foi se aproximando, sempre ofertando auxílio jurídico à campanha. Interlocutores que integraram o núcleo da campanha contam que o atual ministro costumava mostrar, como cartão de visitas, a tela do celular com conversas que mantinha com a amiga Marianna Fux.”

Leia mais em REVISTA ÉPOCA