EXÉRCITO BRASILEIRO DOA 25 TANQUES M41 AO EXÉRCITO URUGUAIO

O Exército Brasileiro entregou 25 viaturas blindadas de combate M41C ao Exército Uruguaio. Os carros M41 recebidos dos Estados Unidos, devem ser levados ao Batalhão de Infantaria Blindada n°13 do Ejército Uruguayo.

A cerimônia de entrega aconteceu no 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec), em Sant’Ana do Livramento, Rio Grande do Sul.

O evento contou com as presenças dos comandantes do Exército Brasileiro, General-de-Exército Eduado Villas Bôas e do comandante em chefe do Exército Uruguaio, General Guido Manini Ríos. Além do comandante do Exército Brasileiro, Gen Ex Villas Bôas, também esteve presente o futuro comandante Gen Ex Edson Leal Pujol, o Comandante Militar do Sul Gen Ex Geraldo Miotto e o Comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER), Gen Ex José Luiz Dias Freitas.

De acordo com o comandante em chefe do Exército Uruguaio, General Guido Manini Ríos, os carros servirão para o treinamento dos militares do País vizinho. A doação das 25 viaturas blindadas de combate foi aprovada pelo plenário do Senado em setembro deste ano. O texto condiciona a doação à autorização prévia — já concedida — pelo governo dos Estados Unidos. As despesas decorrentes serão custeadas pelas dotações orçamentárias do Ministério da Defesa.

Antes da entrega, militares uruguaios passaram por um Estágio de Operação, conduzido pelo Centro de Instrução de Blindados (CIBld), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde foram capacitados a operar as viaturas. No Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, os mecânicos aprenderam técnicas de reparo e conservação dos M41C. Para o comandante da Guarnição Federal de Livramento, foi uma honra receber os comandantes no 7° de Cavalaria, onde aconteceu uma das últimas atividades do General Villas Bôas, a frente do Comando do Exército Brasileiro. Segundo ele, a doação só reafirma os laços de amizade ao Exército Uruguaio.