O GENERAL CHUCK NORRIS

A nomeação do general (R) Carlos Alberto dos Santos Cruz para a Secretaria de Governo (com status ministerial) é mais um dado que se agrega ao novo estilo de governo que começa no dia primeiro de janeiro de 2019.

O general Santos Cruz vai dividir com o deputado Onix Lorenzoni (Casa Civil) o diálogo com o Congresso e ambos substituem o trabalho realizado por Eliseu Padilha e Carlos Marum nessa tarefa nada fácil de tratar com a classe política, em especial com senadores e deputados federais.

Olhando a distância do que farão Onix e Santos Cruz a partir de 2019, dá para apostar, em linguagem militar, a metodologia de tratamento a ser empregado.

Onix Lorenzoni fará um trabalho tático e caberá ao general Santos Cruz a ação estratégica. Assim é que será do general Cruz a estratégia política a ser desenvolvida com o Congresso Nacional e a operação no campo político, as táticas do governo Bolsonaro para aprovar seus projetos, será de Onix Lorenzoni.

Em princípio, só a oposição derrotada nas urnas é que enxerga um possível conflito de competências entre Onix e o general Cruz quando se sabe que o objetivo maior – a governabilidade – sempre estará acima de qualquer provável e compreensível desentendimento.

A novidade no Palácio do Planalto será o desempenho de ambos, além de muito interessante de ser acompanhado por que Onix tem molejo de corpo suficiente para administrar os inevitáveis pedidos de favores em troca de votos e o general Cruz treinamento suficiente distinguir quem se aproxima do governo e com quais intenções. Se Onix, por ser político, tem um sorriso franco e amistoso, o general Cruz não permite tapinhas nas costas de quem não priva de sua intimidade.

Seu apelido de caserna é Chuck Norris, o ator que quase não sorri quando interpreta papéis que exigem cara amarrada e golpes certeiros de karatê. Nos filmes “Missing in Action 1, 2 e 3”, Norris é o coronel James Braddock, especialista em operações de resgate de prisioneiros americanos no Vietnam, as quais todas exitosas e com muitos norte-vietnamitas eliminados no caminho.

Aos políticos que irão ao Planalto pedir empregos e favores o melhor para eles é encontrar Onix e desviar do general “Chuck” Cruz.