SOBERANIA ACHINCALHADA

O episódio dos boxeadores cubanos é uma vexatória passagem de nossa submissão à Cuba e à Venezuela. Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara fugiram da delegação cubana durante os Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, em 2007, em busca de asilo político. Casos de atletas fujões de delegações cubanas em competições no exterior pedindo asilo sempre foram uma preocupação do regime castrista.

Os atletas cubanos não contavam com a colaboração do governo brasileiro na sua rápida ação de prisão e deportação para a ilha dos irmãos Castro. Detidos no interior do estado não tinham documentos, já que seus passaportes estavam retidos pela delegação, uma prática comum do governo cubano.

Presos sem qualquer direito a uma mínima defesa foram deportados dias depois para Cuba num avião venezuelano que teve licença do governo brasileiro para essa operação. Um ano depois, Erislandy Lara fugiu para o Mèxico e em 2009 foi a vez de Guillermo Rigondeaux escapar para Miami. Ambos foram aceitos com refugiados pelo governo dos EUA e declararam que queriam ficar no Brasil.