PALOCCI ABRIU O BICO

Num jargão policial já fora de uso quando um suspeito confessava seu delito e entregava outros comparsas definia-se a situação como “o passarinho abriu o bico”. Pois, Antonio Palocci, ex-ministro todo-poderoso dos governos Lula e Dilma, também “abriu o bico” e deixou os dois ex-presidentes mal posicionados na investigação sobre os fundos de pensão, conhecida como Operação Greenfield.

Neste novo depoimento de Antonio Palocci, no dia 26 de junho, ele confessou ao MPF que Lula cuidou diretamente da propina quando o PT assumiu o governo e passou a ter poder junto aos principais fundos de pensão das maiores estatais brasileiras. Um petista foi integrar a direção da Previ (o fundo dos servidores do Banco do Brasil) e estava criando dificuldades para a Brasken (Grupo Odebrecht) associada aos fundos de pensão no pré-sal.

E foi aí que começou uma ligação criminosa. Emílio Odebrecht , em nome da Brasken, procurou Lula e, segundo Palocci, “ele nos pediu para interferir e esse foi o evento mais antigo de atuação dos políticos do PT que eu conheço e relação a fundo de pensão”. Para o ex-ministro da mais alta confiança da dupla Lula-Dilma, a descoberta do pré-sal causou um clima de “delírio político” e Lula passou a pedir vantagens indevidas diretamente.

Além do “delírio” provocado pelo petróleo em águas profundas, Palocci acusou Lula de interferir na compra de equipamento militar (caças, submarinos e helicópteros) negociando diretamente com o presidente francês Nicolás Sarkozi, atropelando os estudos técnicos do Ministério da Defesa. “E isso gerou todo tipo de propina”, segundo Palocci.

Lula e Dilma também se envolveram na construção da Usina Hidrelética Belo Monte, pois o ex-presidente sabia da necessidade da participação dos recursos dos fundos de pensão na obra e que nessa operação “haveria pedido de propina”. Sempre segundo Palocci, “em relação aos fundos, ela (Dilma) insistia, inclusive usava muito que aquilo era uma ordem do presidente Lula e fazia reuniões com os fundos na Casa Civil e forçava a barra para eles (os fundos) investirem”. Antonio Palocci não apresentou provas materiais (documentos, gravações, etc.), mas quem dá recibos de propinas?